Apresentação


O objectivo da educação é a virtude e o desejo de converter-se num bom cidadão.  


                                                                          Platão


Saúde é um estado completo de bem-estar físico, psíquico e social, que não consiste apenas
na ausência de doença ou enfermidade”
 (Organização Mundial de Saúde – OMS,1948)


Educação para a Saúde é uma acção exercida sobre os indivíduos no sentido de modificar os seus comportamentos, a fim de adquirirem e conservarem hábitos de saúde saudáveis, aprenderem
a usar judiciosamente os serviços de saúde que têm à sua disposição e estarem capacitados
para tomar, individual ou colectivamente, as decisões que implicam a melhoria do seu estado
de saúde e o saneamento do meio em que vivem”
 (OMS, 1969).


Promoção da Saúde é o processo que visa criar as condições que permitem aos indivíduos
 e aos grupos controlar a sua saúde, a dos grupos onde se inserem e agir
 sobre os factores que a influenciam”
(Carta de Ottawa, 1986)


Finalidade do projeto
A criação de hábitos tendentes a melhorar o nível de saúde da população escolar e da comunidade.

Objectivos gerais do projeto

·         Referenciar os possíveis recursos com que o agrupamento pode contar, explorando e identificando os que se encontram disponíveis no meio;
·         Desenvolver nos professores, funcionários e pais / encarregados de educação capacidades e atitudes para trabalhar em promoção / educação para a saúde;
·         Identificar, no agrupamento, as situações que representam um risco potencial para a saúde dos alunos e restantes elementos da comunidade escolar;
·         Procurar soluções para os problemas detetados;
·         Promover atividades que visem o desenvolvimento inteletual, físico, motor, sensorial e emocional dos envolvidos, de modo que a adoção de comportamentos saudáveis seja a opção mais fácil a tomar;
·         Valorizar, executar e apoiar ações que visem uma escola mais saudável e agradável para todos;
·          Privilegiar as relações interpessoais para que se alcancem outras competências para além do conhecimento;
·         Potenciar um “clima de escola” positivo;
·         Desenvolver uma “cultura de escola” reconhecida pela comunidade envolvente, como capaz de desempenhar, com eficácia, a função educativa que lhe cabe;
·         Inserir a educação sexual e afetiva no contexto da escola promotora de saúde;
·         Adequar, redefinir e avaliar o projecto, como metodologia básica de trabalho;

Equipa responsável pelo Projecto
- Maria Filomena Lopes Moreira - coordenadora do Projecto – professora de ciências da natureza (2º ciclo)
- Alzira Doutel -  professora de ciências da natureza (2º Ciclo)
- Armando  Martinho - professor de ciências da natureza (2º Ciclo)
- Alda Silva - professora de ciências naturais (3º Ciclo)
- Olga Lopes - professora de ciências naturais (3º Ciclo)
- Tomás Fernandes – professor de educação visual e tecnológica (2º ciclo)
- Avelino Reis – professor de educação física (2º Ciclo)
- Susana Santos - professora de educação física (2º Ciclo)
- Laura Areias - educadora de infância
- Dulce Sousa - professora do 1º ciclo do ensino básico
– Fernanda Carneiro- representante dos auxiliares de ação educativa
- Rosa Aleixo - presidente da associação de pais / encarregados de educação
- Psicóloga do agrupamento
- Joaquim Tomaz – director do agrupamento

Promover e educar para a saúde não é apenas da responsabilidade de determinados grupos disciplinares, nem, unicamente, dos professores como vulgarmente se pensa. Assistentes operacionais, funcionários administrativos, pais / encarregados de educação e outros elementos da comunidade educativa, em conjunto com todos os professores podem e devem contribuir com uma quota-parte, ajudando a desenvolver, nas nossas crianças e  jovens, competências que lhes permitam participar na vida social sem restrições e promover oportunidades para dotá-los de aptidões que lhes proporcionem tomadas de decisão concordantes com estilos de vida saudável, uma vez que os hábitos adquiridos durante a infância e a adolescência se repercutem na saúde dos adultos e determinam a qualidade de vida de cada um e da comunidade em que se inserem.